Autismo (TEA - Transtorno Espectro Autista),Saúde,Terapias Alternativas

Crianças com TEA — Transtorno de Espectro Autista, podem se beneficiar de sessões de Reiki?

A primeira coisa que deve ficar clara é:

Reiki é uma terapia integrativa e complementar, indicada pela Organização Mundial de Saúde desde 2007. E está presente no SUS, como terapia integrativa, pela Portaria n.849 de 27 de março de 2017, portanto, o Reiki é terapia tanto pela visão da OMS quanto pelas leis brasileiras.

Sim! Um estudo lançado em Portugal, feito em Viseu , na Escola Superior de Educação Jean Piaget, feito por Marina Alexandra Santos Nunes, para seu mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e motor foi estudado os benefícios da terapia Reiki em crianças com Transtorno de Espectro Autista. Esse estudo demonstra que a terapia Reiki, aliada ao tratamento médico que a criança já realiza, ajuda essas crianças:

  • Melhora em comportamentos obsessivos ou restritivos;
  • Melhora as interações sociais após as sessões (fato notado por professores);
  • Pais notaram que a criança gostava muito dos momentos da terapia e ficava mais relaxada;
  • Melhora no desenvolvimento global;

Cabe ressaltar que o Reiki não cura autismo, mas traz benefícios de maneira global para essas crianças. Novamente por serem crianças que demandam cuidados quanto a rotina e outras questões, convém sempre, respeitar o ritmo da criança quando se inicia as sessões. Se sentir-se confortável, converse sempre com seu médico antes de iniciar o tratamento.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *