Espiritualidade

História de Iemanjá: a rainha dos mares

Rainha do mar, a bondosa e acolhedora Iemanjá, tem uma imagem deslumbrante para aqueles que são fiéis… Possui os cabelos escuros, com traços delicados e os seios fartos, que fazem ligação com a maternidade. Essa divindade religiosa é de grande valor, pois acolhe todos que lhe pedem ajuda sem julgar nem minimizar as dores, ganhando, assim, mais um título: a deusa do amor incondicional, a deusa da compaixão!

O conto de Iemanjá

Muitas histórias trazem Iemanjá como protagonista. Muitos tentam há milhares de anos contar a suas versões sobre a origem dela e aqui no Brasil ela chegou pelos escravos africanos nos tempos coloniais. Lá na África, ela era conhecida como a rainha das águas doces, ou seja, dos rios, mas se popularizou com a fé dos simpatizantes como a rainha do encontro das águas, do rio para o mar!

Iemanjá era filha de Olokun. Seu nome tem como significado “mãe cujos filhos são como peixes” e ela tem o Rio Ogun, na Nigéria, como o rio que mais a representa.

A origem do Dia de Iemanjá

Esse orixá carrega uma legião de admiradores, que oferecem a ela diferentes mimos, pois acreditam que a rainha leva tudo para as profundezas do mar junto com todos os problemas, as confissões, as dificuldades, e traz de volta sobre a espuma das ondas fé, esperança e abertura de caminhos para um futuro melhor e menos complicado, o que explica pular as sete ondas na passagem de ano!

Estátuas dispersas da deusa Iemanjá. Algumas velas acesas e, à direita, uma vela azul.
opaidetheo / 123rf

Assim, com tanto poder e devoção, foi dado um dia para Iemanjá chamar de seu, o dia 2 de fevereiro, uma festa de Iemanjá… Isso porque ela é uma figura feminina, iluminada e forte no candomblé e na umbanda, remetendo à Nossa Senhora, a virgem Maria da Igreja Católica, que foi apresentada ao templo nesse mesmo dia!

O dia de Iemanjá é celebrado fortemente e tem a honra de ser uma das maiores festas religiosas, quando seus fiéis se vestem de branco e vão para as praias oferecer a Iemanjá joias, flores, comidas e o mimo que dizem ser o favorito dela, pela sua beleza, espelhos de Iemanjá!

Filhos de Iemanjá

São chamados carinhosamente de filhos de Iemanjá aqueles que são devotos aos feitos, às orações e ao poder dessa rainha! Os fiéis acreditam que possuem um oceano de bênçãos e proteção, que os números 3, 4 e 9 são os favoritos da rainha dos mares, que o dia da semana favorito dela é o sábado e que com ela a harmonia familiar é garantida! Usam branco, verde-água e azul-claro para agradá-la.

Dessa forma, entendemos melhor o tamanho do amor e da devoção de milhares de pessoas por Iemanjá! Ela é completamente ligada a bênçãos para a família; é forte em todos os sentidos, sem perder a beleza e delicadeza, e vive no meio natural mais importante do mundo, a água! Viva Iemanjá!

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Very nice write-up. I absolutely appreciate this site. Stick with it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.