Espiritualidade

O que é a espiritualidade?

Certamente, cada pessoa tem sua própria ideia do que é espiritualidade.

E quando paramos para refletir sobre o real conceito de ‘espiritualidade’, acabamos ficando sem respostas.

Muitas pessoas não distinguem a espiritualidade, de uma crença religiosa, acreditando serem a mesma coisa, por esse motivo neste artigo tentarei explicar de forma resumida qual o significado de cada uma, elas são coisas distintas apesar de estarem estreitamente relacionadas.

É muito comum associarmos a espiritualidade com diferentes práticas  espirituais, como as missas, cultos, bençãos católicas, passes espiritas, pregações evangélicas dentre outras práticas de tantas outras religiões.

Podemos dizer que tudo isso  é espiritualidade, mas ao mesmo tempo isso não representa a essência da palavra, pois todos estes rituais ou técnicas são meios para atingir a espiritualidade mas não o objetivo, podemos assim dizer que as religiões são os meios para alcançar a espiritualidade, mas no que se define em relação a essência, espiritualidade e religião são bastante distintas.

Religião

A prática religiosa está baseada em rituais e tradições. Ambos tem a importante função de facilitar a prática e criar hábitos de reconexão entre o homem e o Poder maior.

Os praticantes das religiões formais encontram um caminho claro, “com passos já trilhados” para se reaproximar de Deus, neste contexto tudo está um pouco “mastigado” para facilitar o aprendizado. Uma das características fundamentais da religião e a existência de uma autoridade externa que nos indica o que fazer, está autoridade pode ser um padre, pastor, rabino, papa, etc. ou dependendo do contexto a própria escrita sagrada na qual a religião se baseia.

Espiritualidade

Enquanto a religião enfatiza a forma (ritual, tradição), a espiritualidade ela consiste em uma busca pela essência  que está por trás da aparência, em outras palavras o que vale neste caso é o propósito ou a intenção por trás da ação, a espiritualidade tem uma forte conexão com a origem (a essência por trás da aparência) da palavra religião.

Nesse contexto a espiritualidade pode ser compreendida como a união entre algo maior do que você mesmo, independente do local, da forma ou da ação que esteja sendo feita.

Podemos então dizer que a espiritualidade é a necessidade intrínseca que temos de estarmos conectados a algo maior, a busca constante pelo significado da vida, a partir da conexão com um todo.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Gostei muito, esclarecedor.Neusa

  2. Muito bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *