O 7º Chakra é também chamado de Chakra da Coroa ou Sahasrara. Sua cor é violeta com nuances de branco e dourado. Ele está localizado no ponto mais alto do centro da cabeça. Sua simbologia é a flor de lótus que tem 1000 folhas. Está diretamente ligado ao cérebro e à conexão com o cosmo. Podemos também nos referir ao 7º Chakra como Chakra Coronário. A glândula correspondente deste centro energético é a Pineal que tem uma função bem ampla em todo o nosso organismo.
Dentre todos os chakras, este é o que representa a essência do ser, do eu, o Brahman. Quando atingido no seu mais alto grau de compreensão, a pessoa deixa de ser ela e passa ser integrante do Brahman, ela possuirá a sabedoria e poder total do Universo, mas não desejará o utilizar para nada, pois ele já estará em uma energia de felicidade sincera e plena.
Neste chakra encontramos o entendimento de que somos muito mais do que nossa presença física, nossa aura, nosso verdadeiro “eu” transcende muitos outros mundos e faz parte de uma vontade Universal.
Os efeitos do equilíbrio do Chakra Coronário
Este chakra está ligado à glândula pineal que se encontra bem no centro da cabeça, quando este chakra está equilibrado recebemos benefícios como: melhor memória, compreensão, facilidade em adquirir sabedoria e até mesmo no crescimento do poder de mediunidade e telepatia.
Efeitos positivos quando alinhado:
- Maior sensitividade e clarividência;
- Sabedoria;
- Melhor memória;
- Conscientização dos caminhos para o alcance dos projetos;
- Energização balanceada do cérebro;
- Provoca bem-estar;
- Melhores resultados das funções mentais;
- Regula o apetite, sono e humor;
- Saúde, disposição e felicidade;
- Traz todo o equilíbrio da vida.
Efeitos negativos quando não alinhado:
- Problemas neuróticos;
- Desenvolvimento de transtornos e fobias;
- Falta de crença no Universo, de fé;
- Tendências a ideias suicidas;
- Depressão.
Chakra Coronário: Características
A característica deste vórtice de energia fala sobre a conexão com a espiritualidade (não a identificação com dogmas) e a integração físico, mental, emocional e espiritual como um todo. É aqui que podemos ter a experiência transcendental da união com o universo.
É por esse centro de energia morfogenético que desenvolvemos a fé e a qualidade de nossas orações e meditações. É nele também que juntamos o intelecto com o intuitivo, transformando a amplitude de nossa compreensão em relação à vida e nos tornando unos com o todo. Ele é a sede do desenvolvimento da perfeição maior do homem.
Nome sânscrito: Sahashara – lótus das mil pétalas;
Cor: violeta e branco;
Mantra: o mantra Universal: OM;
Cristais: quartzo, ametista, pirita e diamante;
Pétalas: 972 pétalas;
Elemento: todos os elementos;
Glândulas: pineal;
Funções gerais: mantém o completo equilíbrio da vida, ativa a mediunidade, sabedoria, saúde e felicidade.
O chakra coronário é o principal chakra do corpo humano, ele energiza o cérebro e abre a nossa mente para alcançar explicações dos mais diversos assuntos da vida, permitindo assim, vivermos em perfeito entendimento e harmonia do Universo.
Como melhorar o Funcionamento do Chakra Coronário?
Para facilitar, num plano inicial devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, onde a integração e potência do mesmo possa ser recuperada para auxiliar no caminho de autoinvestigação. Devemos reconhecer como ações e pensamentos, podem estar limitando nossa alegria eterna.
A falta deste autoconhecimento pode estar desestabilizando seu centro de comunicação com a sabedoria maior do Universo. Esta limitação pode e deve ser mudada com dedicação e firmeza.
O poder do fluxo do novo mora no Sahasrara e sem ele fica bem difícil de aumentar sua fé e sua entrega. Desenvolver sua capacidade de silenciar e de liberar mais facilmente os outros chakras de crenças como a de escassez também é parte da responsabilidade deste chakra.
Uma boa pergunta a se fazer é “eu acredito na vida?”.
Outras questões boas de se responder são:
- Eu aceito que o fluxo natural da vida me conduza?
- Tenho feito silêncio para ativar a minha criatividade?
- Eu consigo me desprender de pensamentos negativos e destrutivos?
- Confio no novo que pode se apresentar a qualquer momento para mim?
- Costumo ter inspiração para resolver os desafios?
- Uso sempre meu livre arbítrio de forma consciente?
- Será que posso e me permito escolher fazer diferente?
- Como posso ser mais criativo nesta autoinvestigacão?
Equilibrando o Chakra Coronário
Após ter se respondido estas e outra perguntas elaboradas por você, de forma honesta, chega o momento de acalmar a mente, respirar profundamente e relaxar. Dê espaço ao novo neste momento. Aguarde em silêncio sua sabedoria interna te responder ou dar diretrizes.
Um dia estressante, com muita raiva, afeta negativamente nosso campo energético, os chakras e corpo físico
Este deve ser um processo de paciência e determinação, pois entrar em contato com nossas respostas também pode ser um momento bem desafiador. Se estiver muito difícil procure um profissional para te ajudar a organizar as ideias e seguir com mais facilidade.
A meditação/atenção plena na respiração é realmente uma grande ferramenta de ajuste de chakras, e pode/deve ser usada sempre. Praticar os exercícios físicos como a Yoga também são excelentes. Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento das emoções e desenvolvimento espiritual.
Very nice write-up. I absolutely appreciate this site. Stick with it!