Educação

Reflexão! Alfabetização em casa, nem sempre é um mar de rosas!

Vamos falar um pouco do desafio dos Pais em fazerem em casa algo novo, onde muitos tiveram que se reinventar!

Eu atuo com atendimento ao cliente, e tenho conversado na medida do possível com quem é Mãe especialmente, porque meus atendimentos são com mulheres e tenho percebido o quanto tudo isso tem abalado demais os Pais de uma forma geral, como parar tudo de uma vez causou danos que em alguns casos chega a ser de certa forma reversível sim, mas com certeza a longo prazo.

O processo de alfabetização é algo em que é necessário preparo, estudo, e muita informação para executá-lo, para quem é da área de pedagogia já é complicado, imagine nós Pais que não somos?

O desafio de ensinar é bem difícil e árduo, no meu caso especificamente tenho um filho de 7 anos e em seu primeiro ano e sempre estudando em escola pública para a minha infelicidade, pois reconheço que no meu estado o sistema de ensino, o método de ensino é muito retrógrado e não efetivo, tanto que estamos no final do ano praticamente e sinto as dificuldades de não ter um método bacana sendo utilizado no sistema de educação, e tive que sozinha buscar um método que meu filho se enquadrasse, mas aí veio o desafio de fazer toda essa transição de método sozinha, e ainda sendo Mãe mono-parental e autônoma, imaginem como não devo estar doida kkkkkkkk

O psicológico dos Pais se abala sim, você que também tem filho e segura a onda sabe do que estou falando, ficamos irritados sim, porque tentamos explicar e muitas vezes eles não entendem, muito se fala sobre rotina, como é lindo se manter uma rotina não é? Claro que sim!

Manter para quem tem alguém que provenha o lar, para alguém que tenha uma situação financeira confortável ou um trabalho estável que mesmo diante da pandemia, esteja recebendo seu glorioso salário mensalmente e nada em sua vida foi alterado, a não ser ter um notebook do trabalho em casa e ter sua rotina de não mais ir para a rua, não pegar trânsito e conseguir atrelar toda essa ” felicidade” com a alfabetização do filho, olha que cena maravilhosa de novela não é verdade? Mas… e as Mães que lutam sozinhas? Trabalham por conta própria, se desdobram em mil horários para conseguir pagar as suas próprias contas, as contas do filho? Como estas mulheres fazem diante disso tudo?

Por isso! Fica essa reflexão de uma Mãe que sabe bem o que é de certa forma “surtar” em ter que fazer isso em casa, e não ter a quem recorrer para ajudar seu filho, fica o relato para que muitos parem e reflitam que enquanto muitos estão bem dentro dos seus lares achando tudo muito lindo, por outro lado temos Pais tentando de alguma forma colocar o pão de cada dia na mesa, e o que me causa mais indignação é exatamente de impor aulas online sendo que muitos desde o início não tem nem energia elétrica em casa, com teriam internet?

Ou casos em que a família é composta de 5 filhos em fases diferentes e muitas vezes na residência apenas 1 celular para todos, como fazer?

Termino deixando essa pequena reflexão! Acabou ficando como um desabafo, de uma Mãe que pode estar representando a voz de várias outras Mães e Pais na mesma situação!

Texto: Michele Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *