Culinária,Gastronomia

Sabe fazer maionese caseira? Bora aprender?

Muitos ainda preferem consumir as maioneses e molhos industrializados, resolvemos fazer algumas receitas mais simples e com coisas simples e que podem ser mais saudáveis por não terem tantos corantes, aromatizantes e conservantes que muitas vezes são prejudiciais a saúde, resolvemos começar com a maionese que pode ser usada em várias receitas não só como maionese, mas dependendo da consistência que você deixar também pode ser usada como molho de salada, acompanhamento para petiscos e por aí vai, o que vale é a sua criatividade, vai depender de você para dar um sabor especial.

Vamos lá?

O básico para a maionese:

  • Dois ovos inteiros, você pode cozinhá-los se preferir.
  • Sal á gosto
  • óleo de preferência de canola ou milho que são mais saudáveis.
  • tempero a sua escolha
  • complementos a sua escolha.

Modo de Preparo:

No liquidificador vc vai colocar os dois ovos, temperos ao seu gosto e bater, quando estiver bem misturado com o liquidificador tampado você vai mantê-lo ligado em rotação baixa e abrir a tampa e adicionar aos poucos o óleo, não tem quantia certa, você vai medindo pela consistência e você pode trabalhar de duas formas.

Para maionese a consistência é mais firme e precisa de mais óleo, no caso de molho para salada ao colocar ele vai passar do estado líquido e ficar pouco consistente para usar em saladas e aperitivos.

Nesta maionese da foto estávamos cortando linguiça calabresa fininha para fritar e colocar no liquidificador para bater com a maionese.
Primeira parte da maionese, já no liquidificador antes de bater.

Dicas importantes.

No caso da maionese você pode brincar com o sabor que quiser, pode fazer a maionese mais básica de limão, ou apenas com tempero comum, você pode acrescentar frios (presunto, peito de peru, todos os tipos de queijo), pode utilizar embutidos (linguiça, salsicha cozidos antes de bater no liquidificador), nos temperos para quem gosta ela fica maravilhosa com alho poró e salsa, ficará com tom mais esverdeado, e por aí vai, ficará por sua conta o sabor quem dará será você.

Espero que tenham gostado desta simples receitinha, e quem fizer com outros sabores mande os seus comentários e novas dicas também!!!

Beijos para vocês.

Michele Luz.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *